avisos e recomendações

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Alguns desodorantes podem provocar câncer de mama

Mulheres que usam regularmente desodorantes com sais de alumínio podem apresentar maiores riscos de desenvolver o câncer de mama.
Os cientistas argumentam que a exposição a longo prazo ao cloreto de alumínio pode provocar o surgimento de tumores, que se espalham para outras partes do corpo. 
No caso do  antitranspirante, o risco é ainda maior, de acordo com o estudo. Isso acontece porque os componentes do desorante bloqueiam as glânculas sudoríparas ( responsáveis pelo suor) podendo se acumular no tecido mamário.
Os testes focaram em analisar células mamárias isoladamente e depois reproduziram as experiências em amostras de camundongos. O resultado foi o surgimento de tumores com metástase. Embora estas sejam as primeiras comprovações dessa ligação, os cientistas alertam para que mulheres e homens busquem desodorantes sem sais de alumínio.
O co-autor do estudo, André Pascal Sappino, traçou ainda uma analogia com o amianto, substância proibida em muitos estados do país. "O amianto é barato, tem potencial industrial muito atraente e levou 50 anos para ser proibido. Esperamos que não leve tanto tempo para proibir os sais de alumínio", disse ele.
Como o amianto, o alumínio não é detectável mutagênico em bactérias, mas injeções subcutâneas de sais de alumínio em camundongos resultaram em "tumores muito agressivos", de acordo com o estudo.
De qualquer maneira é bom evitar!

http://www.minhavida.com.br/saude/noticias/22564-estudo-diz-que-alguns-desodorantes-podem-causar-cancer-de-mama?utm_source=social&utm_medium=facebook&utm_campaign=saude
por Roerto Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário