Uma campanha de Madri, na Espanha, faz um apelo para que os homens fechem as pernas ao andarem no transporte público da cidade.
A empresa municipal de transporte, a EMT, espalhou placas com a imagem de um homem sentado, com as pernas abertas, ao lado de um X vermelho. A ação também foi feita no sistema de metrô.
A iniciativa nasceu após uma petição virtual, que teve mais de 12 mil assinaturas, criada por um grupo de apoio a mulheres. Outras cidades pelo mundo já tomaram medidas semelhantes.
Em comunicado, a EMT informou que o objetivo das novas placas era lembrar os passageiros do sexo masculino sobre "a necessidade de manter o comportamento cívico e respeitar o espaço de todos a bordo do ônibus".
Muitas vezes com as pernas abertas, acabam ocupando mais de um lugar ou trazendo desconforto para quem está sentado ao lado.
O grupo "Mujeres en Lucha" ("Mulheres em Luta") disse na petição que não era raro no transporte público presenciar mulheres "com suas pernas fechadas e se sentindo desconfortáveis por causa de um homem sentado a seu lado e invadindo seu espaço".
Nas redes sociais, a hashtag #MadridSinManspreading (#MadridsemManspreading) foi usada por muitas internautas, em referência ao termo em inglês que define a prática ("Manspreading").
Que tal adotarem essa campanha no Brasil?
https://catracalivre.com.br/geral/cidades/indicacao/campanha-pede-que-homens-fechem-as-pernas-no-transporte-publico/
por Roberto Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário