avisos e recomendações

segunda-feira, 9 de março de 2015

UPA Santa Catarina

saúde

A Vila Santa Catarina, na zona sul de nossa cidade,ganhou no final do mês de janeiro a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).
O equipamento foi instalado no prédio do antigo hospital Santa Marina e beneficiará 300 mil habitantes dos bairros de Jabaquara, Cidade Ademar e Pedreira. 
A UPA Vila Santa Catarina oferece atendimento com clínico geral, cirurgião, pediatra e ortopedista.
A unidade de pronto atendimento  funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode resolver grande parte de casos urgentes, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. De acordo com o Ministério da Saúde, nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.
No atendimento na UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação. A capacidade da UPA Vila Santa Catarina é de atender 500 pessoas por dia.
Um dos objetivos do novo equipamento é auxiliar no atendimento de urgência e emergência da região, direcionado atualmente para o Hospital Municipal Arthur Ribeiro Saboya (Jabaquara). 
Para instalar a UPA Vila Santa Catarina, foram investidos R$ 3,3 milhões de recursos próprios. A unidade tem área de 3.000 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos, com total de 20 leitos. As obras e a instalação de equipamentos levaram menos de seis meses. O custeio de R$ 1,6 milhões será realizado pela Prefeitura e pelo Ministério da Saúde.
No térreo, a área de emergência oferece dois leitos para recepção e estabilização de pacientes, um leito para isolamento adulto e quatro leitos para semi-intensiva de adultos. 
A pediatria disponibiliza quatro leitos de observação e um de isolamento. No primeiro andar, a unidade oferece seis leitos de observação. A UPA Vila Santa Catarina ainda realiza exames laboratoriais e de raio-x.
Ao todo a UPA Vila Santa Catarina conta com  15 médicos, distribuídos entre os plantões diurno e noturno. Além desses profissionais, a UPA terá equipe de 190 funcionários, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes administrativos, assistentes sociais, psicólogo e farmacêutico. Todo o atendimento no equipamento é informatizado.
Esperamos que as autoridades continuem investindo na saúde de nossa cidade sempre!


http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5261#ad-image-0

por Roberto Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário