saúde e cuidados pessoais
Quando resolvemos atacar uma grande fatia de bolo, com aquela desculpa de: “Eu mereço”, precisamos ficar atentos porque estamos prestes a entrar numa compulsão considerada tão forte e preocupante como o alcoolismo ou tabagismo.
O açúcar tem a capacidade de nos deixar mais felizes.
Quando ingerimos uma guloseima, automaticamente o nosso cérebro, libera uma substância chamada de opióides, que são substâncias químicas naturais e que nos dão muito prazer, porque elas ativam uma área do nosso cérebro que são as mesmas impulsionadas no vício das drogas.
Quando o açúcar entra no sistema sanguíneo, ele libera um hormônio chamado de insulina, este além de estocar a gordura, também converte a glicose em energia.
Muitas pesquisas têm sido feitas, a esse respeito sendo que as mais recentes mostram que a compulsão (desejo incontrolável) que o açúcar produz no nosso organismo, pode ser equiparada a da morfina e heroína e o nosso corpo acostuma-se a pedir mais açúcar para sentir esse efeito prazeroso.
O açúcar esta presente em quase tudo o que comemos como, por exemplo, sucos, pães, refrigerantes, ketchup, cereais etc.
Na verdade, ele não acrescenta nada para melhorar a nossa saúde, muito pelo contrário, ele só provoca cáries e engorda.
Para não nos tornarmos viciados em açúcar, em primeiro lugar devemos tomar muita água, ingerir muita proteína, porque ela nos dá saciedade por mais tempo, também é importante resistir ao impulso de” beliscar”. Se você conseguir fazer isso durante umas três semanas é porque já venceu esse problema e daí para frente é só fazer um cardápio bem saudável e não fugir mais dele.
jorge ferreira
fonte:http://www.longevidade.net/modules/smartsection/item.php?itemid=49
por Roberto Andrade

Nenhum comentário:
Postar um comentário