Talvez o problema seja dos pais!
É normal a criança rejeitar alguns alimentos e apresentar preferência por outros. Entretanto, os pais nem sempre devem ceder aos maus hábitos (e caprichos) e servir somente aqueles alimentos que a criança gosta.
O primeiro passo para modificar e melhorar comportamentos, principalmente de crianças a partir de quatro anos, é preparar e oferecer novos alimentos junto com um daqueles que ela realmente gosta.
Por exemplo, além da batata frita, acrescente algo grelhado (carne ou frango).ao invés do refrigerante ofereça uma limonada ou laranjada.Se a criança cresce com a intervenção positiva dos pais em sua alimentação, mostrando e oferecendo o que é saudável, na adolescência, por mais que sofra influência externa, os bons hábitos estarão estabelecidos.
Os especialistas afirmam que bons hábitos alimentares vêm de casa e dos exemplos dados pelos mais velhos.
Os pais precisam incentivar trazendo frutas, legumes,verduras variados na medida do possível à mesa mas também se mostrando como exemplos.
Não adianta cobrar da criança que não coma salgadinhos o tempo todo se os pais são os primeiros a comê-los.
Mas cuidado não seja radical!
A criança e o adolescente devem experimentar e comer também aquilo que gostam, inclusive as guloseimas. É fundamental, porém, os pais ensinarem e incentivarem o equilíbrio. Uma vez por semana sair um pouco e desfrutar de alimentos e bebidas não consumidas durante a semana.
Ponha em prática essa idéia e cuide bem do seu corpo!
fonte:http://vidaeestilo.terra.com.br/alimentacao-infantil/pais-tem-responsabilidade-pela-boa-alimentacao-do-filho,16a0a486ee516410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html (adapt)
Gostei desse assunto. É interessante, que minha filha, muito querida pelos colegas da EMEf Mário Schomberg, não coma muito, é uma cça/adolescenteando mimada. Valeu pelo assunto.
ResponderExcluirAh. Gostaria de convidá-los a ler o blog: http://escolaestaduallauropereiratravassos.blogspot.com.br/
Fiz hoje.