oportunidade
PEQ é o Programa Estadual de Qualificação Profissional mantido pelo Governo de São Paulo, que tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.
É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. .
O programa oferece bolsa-auxílio de R$ 210 e vale-transporte de R$ 120,lanche e material e 49 cursos gratuitos em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing.
Para contar com a bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego nem benefícios da Previdência Social.
Os cursos têm carga horária de cerca de 230 horas. Estão divididos em habilidades gerais (150 horas) – com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) – e em habilidades específicas (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.
O material didático, preparado pela Fundação Padre Anchieta, é formado por cadernos impressos e DVDs com diversos temas, que são exibidos em sala (vídeo-aulas de suporte). .
Os interessados devem acessar o site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) e fazer o cadastro, que é gratuito. Parte dos dados solicitados se refere à qualificação profissional. É perguntado ao cidadão se ele tem interesse em fazer um curso. Em caso positivo ele deve apontar qual – entre os cursos disponibilizados – gostaria de fazer.
Para participar é necessário comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde um funcionário fará o cadastro dele no Emprega. Nesse caso é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho.
A escolaridade exigida varia de acordo com o curso, mas a maior parte não exige ensino fundamental completo, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade.
Não deixe de participar!
fonte:http://www.emprego.sp.gov.br/qualificacao-profissional/peq-programa-estadual-de-qualificacao-profissional/(adapt)
Nenhum comentário:
Postar um comentário