avisos e recomendações

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vacinação contra Paralisia Infantil

No próximo sábado, 8 de junho,começa a vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) se estendendo até dia 21 em mais de 115 mil postos.
Todas as crianças entre seis meses a menores de cinco anos devem receber a vacina.
As duas gotinhas, como dose de reforço, serão dadas mesmo que as crianças já tenham sido imunizadas contra a doença. Se as crianças tiverem febre alta, alguma hipersensibilidade a algum componente da vacina --como por exemplo,  ou alguma doença aguda, os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação, orienta o Ministério da Saúde.
Apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil. Ainda há 16 países com casos registrados da doença.
A vacina poliomielite é trivalente e sua eficácia é em torno de 90% a 95%. Para uma imunidade longa, frente aos três tipos de poliovírus, é necessário completar o ciclo básico de três doses: duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP) e uma dose da vacina oral poliomielite (VOP), sendo necessário uma dose de reforço (VOP) após o termino do ciclo básico. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.
Não deixe de levar seu filho, participe da campanha!
 por Roberto Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário