Sabe aquela garrafa de refrigerante que você vê jogada na rua, jogada na calçada ou perto do córrego e você não coloca no lixo ou na lixeria mais próxima? Sabe onde ela vai parar?
Vai parar certamente no rio. No Rio que depois vai abastecer nossas casas com água para usarmos nas tarefas do dia-a-dia.
Que Rio, claro o rio Tietê, Pinheiros e nos córregos da cidade.
O exemplo disso é o trabalho realizado por Leandro Lagarto, de 61 anos que há pelo menos 13 anos recolhe só do Tietê cerca de uma tonelada de garrafas (pet) e outros plásticos quase todos os dias.
Claro que ele esbarra em outros detritos como pneus, bolas de futebol mas esbarra também em milhares de garrafas de plásticas que muitos de nós compramos é justo algum rio sofrer pelo nosso descaso? Pelo nossa falta de cuidado?
As primeiras civilizações nasceram próximas dos grandes rios e sabiam da importância destes na sobrevivência de seus povos. Muitas lendas inclusive, diziam que a origem dos rios coincidie com a vida de algum deus antigo, por exemplo.
Isso reforça o respeito e a gratidão dessas civilizações em relação aos seus rios, como fonte de vida.
E nós? Como agradecemos pela água que nós fornece e mata nossa sede e permite que nossas casas fiquem limpas
Que permite como já falamos a produção de carne e outros alimentos fundamentais para nossa saúde.
Ah! Mais quando você vê uma garrafa plástica, de vidro, sacolas plásticas voando na rua que não jogou? Não é problema seu?
Será? O que te impede de recolhê-la?
A sujeira que pudermos impedir de ir para as águas é problema de todos nós!
O governo têm gasto milhões para despoluir em particular, o Rio Tietê desde 1992, mas se nós que somos beneficiados por suas águas não fizermos a nossa parte, de nada vale tanto dinheiro gasto. Porque o problema acaba se tornando infinito. Nunca acaba.
Encontrando garrafas de plásticos, sacolas jogadas na rua recolha e deposite num lixo mais próximo.
Procure locais de coleta de lixo para reciclagem. Ou simplesmente separe o que puder: plástico com plástico/ papel com papel/vidro com vidro/lixo orgânico separado. Você estará ajudando o trabalho dos catadores que passam todas as manhã que vão direcionar o material para os locais de reciclagem e até ajudar em seu sustento.
Faça sua parte!
por Roberto Andrade
Boa tarde!É preciso saber que nosso Planeta está condenado, as partículas de dióxido de carbono( CO2 ), já estão a 400 ppm ( partículas por milhão), ou seja nossas geleiras estão derretendo, animais se extinguindo e as pessoas ainda sendo consumidoras em demasia. As águas contaminadas, aliás, menos de 15 de água potável no Planeta para toda População Mundial. As pessoas jogam plásticos nos oceanos eliminando os fitoprânctons(algas que produzem 80% de oxigênio - O2) e ainda assim, as pessoas cismam em jogar lixo nas ruas, em córregos e matam a Vida que Deus criou. Para saber mais: leia a carta de 2070. Não está muito longe de vivermos esta situação. Abraços da escritora e educadora Téka Castro, formada em Química.
ResponderExcluir