avisos e recomendações

terça-feira, 25 de junho de 2013

Dormir é um santo remédio!

Manter um estilo de vida regulado pode diminuir o risco de doenças neoplásicas (câncer). De acordo com estudos, uma das ferramentas essenciais para garantir este equilíbrio é ter uma boa noite de sono durante a noite.
Especialistas recomendam que adultos  precisam  de  sete a oito horas de sono noturno. O sono é uma espécie de relógio que regula nossas funções fisiológicas durante a noite e faz com que as células de nosso corpo se recuperem e recebam mais oxigênio, ativando assim todo o sistema imunológico.
Cada célula que sofre com a ausência de sono apresenta danos importantes levando à capacidade reduzida de cura e morte celular. Experimentos mostram que voluntários que se privaram de sono por quatro horas à noite produziram menos células  de defesas  do que se tivessem dormido normalmente.
Segundo os especialistas, observa-se um maior índice de câncer cervical nas mulheres que dormem pouco, por isso a recomendação de um sono completo, de oito horas, às mulheres com grande risco deste tipo de câncer.
Pessoas que trabalham em turnos noturnos também estão mais suscetíveis aos cânceres. A ausência de melatonina, hormônio que é secretado à noite, no escuro, pode aumentar o risco de câncer, principalmente nas mulheres.
A melatonina regula o ciclo circadiano, sendo liberada no escuro e suprimida à luz do dia. Sugere-se o uso da vitamina B12 para haver maior liberação de melatonina no sangue e regularização do sono.
A vitamina B12 também chamada de cianocobalamina é encontrada exclusivamente em alimentos de origem animal e é produzida pela flora bacteriana intestinal através de sua fermentação.
 
Os adultos necessitam de dois microgramas diários de vitamina B12, pois sabe-se que quanto maior a idade menor a absorção desta substância, já que as vilosidades intestinais se achatam e comprometem a absorção dos alimentos com o passar dos anos.
Então nossos avôs não estavam errrados, pois dormir também é um santo remédio!

Dra. Sylvana Braga (
www.sylvanabraga.com.br)
 
por Roberto Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário