Existem diversas lendas sobre o possível surgimento da data. Uma delas é da época da Roma Antiga, e estaria relacionada à celebração de um festival chamado Lupercalia, que coincidia com o início da primavera no calendário romano, marcado no dia 15 de feverero.
Na véspera dos festejos, era costume que os nomes das moças solteiras fossem colocados dentro de frascos e, depois, sorteados pelos rapazes, para que elas se tornassem suas namoradas durante os dias do festival — ou enquanto o amor durasse!
Outra lenda relaciona a origem do Dia dos Namorados ao Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro pelos casais apaixonados na maioria dos países do Hemisfério Norte. Nesse caso, tudo começou quando o imperador Cláudio II de Roma decidiu — no século III — proibir o casamento, para poder dispor de mais homens solteiros que serviriam como soldados nas guerras.
Um sacerdote da época, chamado Valentim, discordando das ordens do imperador, continuou celebrando casamentos em segredo, preso e condenado à morte.Mesmo morto as pessoas mandam bilhetes e flores que se diziam ainda acreditar no amor. Aliás, enquanto estava na prisão, o sacerdote teria se apaixonado por uma moça cega chama Asterius diz a lenda que Valentim fez um milagre e a moça recuperou a visão, o que não foi suficiente para livrá-lo da morte. Assim, na véspera de sua execução — que ocorreu no dia 14 de fevereiro —, o sacerdote teria escrito uma carta de despedida para a sua amada, terminando com a expressão “seu Valentim”, forma que até hoje é usada em países como os Estados Unidos e a Inglaterra (“your Valentine”) para assinar os cartões de Dia dos Namorados..
Os comerciantes paulistas desenvolveram o hábito da troca de presentes entre os namorados justamente nesta data como forma de impulsionar o comércio..
No final da década de 40, João Dória, que trabalhava para a agência de publicidade Standart Propaganda, criou o slogan “Não só de beijos vive o amor”, transformando o dia 12 de junho na data em que casais, apaixonados e pretendentes gastam pequenas fortunas para agradar às pessoas amadas.
De qualquer forma, para quem não está namorando ou ainda não encontrou alguém, aproveite para refletir e valorizar outros amores: o amor pelo trabalho,pelo estudo, pela leitura de um bom livro, amor por seus pais e assim por diante.
Pense nisso e prepare seu coração para o que de bom está por vir!

Nenhum comentário:
Postar um comentário