avisos e recomendações

quarta-feira, 20 de março de 2013

É hora da merenda!

 A rotina dos trabalhadores na cozinha de nossa escola 


Logo cedinho, um barulho de gente  andando pra lá e pra cá, arrumando canecas,  separando e passando requeijão nos pães e um suave perfume vindo de  panelões  de café com leite   sobre o fogão localizado bem ao centro da cozinha. Esta é uma das manhãs na cozinha da EMEF. Mário Schonberg.
Tudo precisa estar pronto para o desjejum das turmas de 8:30h e de 9:15h. E, enquanto a funcionária  está servindo o desjejum , em outros cantos, carnes já cortadas estão sendo refogadas, o feijão cozinhando, o arroz já quase pronto e o fogo dos  legumes  refogados  acaba sendo  desligado: vapores, sabores e aromas passam  a ocupar a cozinha  e alguns alunos parecem  passar por  perto sentindo o cheirinho de comida fresca.
Usando luvas, touca e avental,  as profissionais que transitam  dão a impressão de estarem num  grande laboratório só que  manipulando grandes panelas, grandes quantidades de condimentos, de cebolas picadas... O compromisso dos funcionários da Den Jud (empresa contratada pela Prefeitura de SP) é com alimentação das  crianças e adolescentes,  matriculados nos dois períodos das  classes do   Ensino Fundamental I e II.
A Prefeitura  fornece verduras,frutas, legumes duas vezes por semana, que são higienizados com um desinfetante próprio para hortifrutículas.
Aliás, todos que trabalham na cozinha, recebem capacitação da Den Jud Refeições Coletivas bem como  a visita de uma nutricionista preocupada com o  andamento do trabalho e as dúvidas dos funcionários ao longo da semana.
Às 11:20h, panelas com comida quentinha, pratos e talheres de plásticos limpos  já estão na bancada com abertura pro pátio, onde uma fila de alunos e alunas são carinhosamente servidos. Enquanto José e Angela vão montando os pratos com a comida do dia, Valdina e Rita distribuem  atenciosamente a cada aluno. Heloisa aproveita o momento para agrupar  pratos e talheres usados para serem lavados posteriormente.
O cardápio, foi preparado por uma nutricionista da Prefeitura de São  Paulo que também visita as cozinhas das escolas municipais sempre orientando e pesquisando as necessidades de cada escola.
Nos momentos de maior concentração de alunos às 11:40 (intervalo), 12:00 (saída ) e às 13:10 (entrada), sempre é possível ver funcionários da escola  orientando os alunos no  cuidado com os alimentos e  tratando da disciplina.
Ao fechar o guichê, pratos, talheres e outros utensílios são cuidadosamente lavados e guardados para serem usados no dia seguinte.
Abre-se novamente o guichê no período da tarde entre 15 e 16h: sucos, bolachas, frutas são servidas nos intervalos do pessoal da tarde.
Ao terminar o intervalo o  chão e as bancadas da cozinha também são limpos e tudo que ainda estiver sujo ou fora  do lugar é limpo e organizado.
Valdina,José,Heloisa,Angela e Rita
Fim do dia de trabalho corrido. O prêmio é o sorriso estampado nos rostos de crianças e adolescentes que sempre formam filas em frente à cozinha: cuidar,saber cuidar não é uma forma  de educar? Dar exemplo não é uma forma de educar?

A todos vocês que  cuidam com carinho e profissionalismo da alimentação de nossa crianças a nossa gratidão e homenagem!




por Roberto Andrade
revisão Norma Lippi

Nenhum comentário:

Postar um comentário