Sexta-Feira Santa
A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que  os católicos enquanto cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Na  Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a eudcaristia. 
| procissão do Senhor morto | 
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem  uma celebração litúrgica própria para esse dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A relembração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos fiéis.
Em muitas cidades históricas, como  por exemplo Paraty e Ouro Preto, e até em igrejas mais antigas da cidade de São Paulo, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados hinos em latim.
A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia, na sexta-feira, observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne. Antes, essas tradições começavam na quarta-feira santa, mas hoje em dia começa na quita-feira santa depois do meio-dia e reune várias práticas, dentre elas  a Via Sacra.
Por termos sidos colonizados pelos portugueses, herdamos a religião católica e ao longo de nossa história  assimiliamos suas tradições, daí o sentido do feriado desta sexta-feira dia 29 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário