avisos e recomendações

quarta-feira, 27 de março de 2013

Do que se trata o feriado desta sexta-feira, 29 de março?

Sexta-Feira Santa
A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que  os católicos enquanto cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Na  Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a eudcaristia.
procissão do Senhor morto

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem  uma celebração litúrgica própria para esse dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A relembração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos fiéis.

Em muitas cidades históricas, como  por exemplo Paraty e Ouro Preto, e até em igrejas mais antigas da cidade de São Paulo, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados hinos em latim.
A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia, na sexta-feira, observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne. Antes, essas tradições começavam na quarta-feira santa, mas hoje em dia começa na quita-feira santa depois do meio-dia e reune várias práticas, dentre elas  a Via Sacra.
Por termos sidos colonizados pelos portugueses, herdamos a religião católica e ao longo de nossa história  assimiliamos suas tradições, daí o sentido do feriado desta sexta-feira dia 29 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário